Este blog foi criado para o desenvolvimento de um projeto da Escola de Ensino Fundamental João Manoel Meneghelli, localizada no bairro Ayrton Senna, na cidade de Colatina, Espírito Santo, sobre o tema: Orientação Espacial.

terça-feira, 24 de julho de 2012


AS DIREÇÕES DA ROSA




IDENTIFICAÇÃO

Escola: EMEF “João Manoel Meneghelli”
Turma: 3º ano “C” e 4º ano “A”
Disciplina: Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, História e Ciências.
Turno:  Matutino
Duração: 1 mês

TEMA

Orientação espacial.


JUSTIFICATIVA

Esse projeto visa o desenvolvimento da capacidade de percepção e orientação do indivíduo em seu meio, seja ele escola, bairro, cidade, país ou mesmo a própria casa, utilizando como base os conhecimentos acerca dos métodos tradicionais como a bússola e orientação pelas estrelas e sol, ou os modernos, como GPS ou google maps. O importante será orientar o aluno quanto aos pontos colaterais e cardinais para que ele aprenda a reconhecer-se no ambiente que está de maneira independente, e se localizar por pontos de referência naturais como a paisagem, ou artificiais, como construções, apontadas por terceiros ou por si mesmo.

OBJETIVO GERAL

Saber orientar-se espacialmente.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Utilizar métodos e instrumentos de orientação ( Bússola, pontos referenciais e rosa dos ventos);
Orientar-se de maneira clara e eficaz dentro de um determinado espaço, sabendo definir os pontos cardeais e colaterais;


DESENVOLVIMENTO


  • Pesquisa na internet e apresentação do google maps;
  • Explanação sobre os pontos cardeais e colaterais;
  • Manipulação em grupo de uma bússola;
  • Leitura de mapas;
  • Construção em grupo de uma rosa dos ventos gigante;
  • Localização através de pontos de referência;
  • Confecção de uma bússola caseira;
  • Mapeamento da sala de aula/escola;
  • Localização através do google maps e Google earth;
  • Desafio: Caça ao tesouro;
  • Construção de uma maquete da escola para exposição.

RECURSOS MATERIAIS

Bússolas, Cartolinas, folha de ofício A4, laboratório de informática, lápis, borracha, apontador, Canetinha, tesoura, cola, data show, lápis de cor, canetas, pincel atômico (diversas cores), mapas ( municipal, estadual e mundial), globo terrestre, tinta óleo (diversas cores) e pincéis.




AVALIAÇÃO

Irá ocorrer de maneira progressiva e contínua observando a interação e participação dos aluno no decorrer das atividades propostas.


PRODUTO FINAL

Pintura de uma rosa dos ventos no pátio da escola, indicando os pontos cardeais e colaterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário